top of page

Defesa Pessoal

O Krav Maga é reconhecido mundialmente como arte de defesa pessoal e não arte marcial. Trata-se, portanto, de uma técnica a ser empregada em situações reais para fins de legítima defesa. Dessa forma não participamos de campeonatos ou demonstrações já que não há regras que limitem nossa reação. Treinamos para ter respostas efetivas em casos de agressões reais.

O que é legítima defesa?

A Legítima Defesa é considerada, pelo código penal brasileiro, como Excludente de Ilicitude. Isso significa que quem age em legítima defesa não comete crime. Não confunda: não é a mesma coisa que dizer que o crime existe, mas não existe pena. Simplesmente não houve crime e, portanto, não há que se falar em pena.

A literalidade do nosso código pela diz:

 

Exclusão de ilicitudeArt. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato

 

I – em estado de necessidade;

 

II – em legítima defesa;

III – em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito

Contudo, o próprio Código deixa claro que os excessos serão puníveis, conforme segue:

Excesso punível

Parágrafo único – O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo.

 

Nossos alunos são preparados não apenas para ter conhecimento técnico mas também para ter clareza mental e emocional e saber se e como reagir sempre proporcionalmente à agressão iminente ou ocorrida.

 

De acordo com o Código penal, entende-se por Legítima Defesa:

 

Art. 25 – Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

bottom of page